9.º Encontro da Rede de Ensino Português no Estrangeiro

Publicado em terça-feira, 16 julho 2024 10:28

O 9.º Encontro da Rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE), dedicado ao tema “Ensino da Literatura no EPE”, terá lugar no dia 18 de julho de 2024, a partir das 9h30, no Auditório B da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, intervirá na sessão de abertura, onde também participará a Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. Florbela Paraíba. O encerramento estará também a cargo do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

O 9.º Encontro da rede de Ensino Português no Estrangeiro pretende trazer à reflexão e partilha questões como o papel da literatura como veículo de construção da identidade cultural e como pode ser usada para fortalecer a ligação dos estudantes com a sua herança linguística, que métodos de ensino para tornar a literatura portuguesa mais acessível e relevante para estudantes lusodescendentes e de diferentes origens e culturas, que abordagens do ensino da literatura portuguesa podem inspirar e envolver os alunos, nos diferentes contextos em que se encontram, que estratégias de promoção da leitura que melhor contribuem para desenvolver a competência leitora dos nossos alunos, entre outras.

Seguindo a metodologia de encontros anteriores, serão também partilhados projetos e reflexões neste domínio desenvolvidos por docentes da rede, constituindo propostas de boas práticas.

A rede EPE integra 325 docentes que apoiam o ensino e a aprendizagem da língua e da cultura portuguesas a jovens que frequentam o ensino básico e secundário, bem como 54 leitores que exercem funções em universidades. Em termos globais, a intervenção do Camões, I.P. estende-se a cerca de 76 países através desta sua rede direta de docência, a que acrescem mais de 300 protocolos assinados com associações e instituições de ensino básico, secundário e superior estrangeiras, pelos quais se concretiza o apoio à criação de escolas associadas do Camões, I.P., à contratação de docentes por parte de universidades estrangeiras e à criação de Centros de Língua Portuguesa e de Cátedras Camões.