Alemanha: Camões, I.P. participa nas Sessões Técnicas de Bona da UNFCCC

Publicado em terça-feira, 09 junho 2026 10:19

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. integra a delegação técnica nacional que participa nas sessões técnicas de Bona da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC, na sigla em inglês), que decorrem de 8 a 18 de junho de 2026.

Em Bona serão discutidos um conjunto de temas fundamentais para o avanço no combate às Alterações Climáticas, da mitigação à adaptação e do financiamento ao desenvolvimento de capacidades, preparando as decisões a adotar na COP31, em Antalya, Turquia, em novembro de 2026.

Conforme sublinhou Simon Stiell, Secretário-Executivo da UNFCCC, na abertura dos trabalhos, “precisamos de ir mais longe, mais depressa: cumprindo integralmente as nossas obrigações de Paris e os planos elaborados no âmbito do Acordo”, palavras que evidenciam a relevância deste processo negocial multilateral.

A Cooperação Portuguesa irá participar nas negociações relacionadas com a Adaptação Climática e com os desafios dos Países Menos Avançados, bem como em iniciativas como o Diálogo Clima-Oceano ou o Roteiro de Bacu para a Adaptação.

A promoção da ação climática e da transição verde constituí uma das áreas-chave da Cooperação Portuguesa, conforme está inscrito na Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030.

Fotos: © Camões, I.P.

35682 2