O pianista português João Vasco apresenta a 13 de março de 2014 em Bruxelas o espetáculo “Alémfado”, um recital de piano com projeção simultânea de imagens de Lisboa a cargo de Marcelo Vieira, que se realiza às 20h00, no Centre Culturel Jacques Franck (96, chaussée de Waterloo, Saint-Gilles).
Esta é uma iniciativa apoiada pela Embaixada de Portugal em Bruxelas e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
“Alémfado” resulta da encomenda feita pelo pianista João Vasco e pelo Museu do Fado a oito músicos portugueses do universo do Jazz e da música erudita/contemporânea. O desafio proposto foi o de recriar, para piano solo, uma compilação de fados retirados do grande repertório deste género e duas obras para guitarra portuguesa de Carlos Paredes.
Ao músico e compositor Mário Laginha propôs-se ainda a criação de um fado original. Após apresentações em Portugal, Brasil e Alemanha, e em sintonia com o caráter de transversalidade que alicerça este conceito desde a sua génese, sugere-se agora a ampliação deste “olhar contemporâneo” sobre o Fado através da imagem.
O recital é acompanhado pela projeção de um vídeo com imagens de Lisboa, desvendando a beleza que o seu semblante mais nostálgico encerra e redescobrindo os bairros mais típicos da cidade, cuja história se confunde com a própria história do Fado.”
Mais informação: http://clpbruxelas.blogspot.be/2014/03/alemfado-13-de-marco-20h-centre.html