A exposição “Tipo Passe”, do fotógrafo Edson Chagas, vai ser inaugurada no dia 4 de julho de 2014, pelas 18h30, no Centro Cultural Português em Luanda, onde ficará patente até dia 18 do mesmo mês.
A mostra apresenta, pela primeira vez em Angola, 14 fotografias da série “Tipo Passe” que integram um trabalho iniciado pelo artista em 2012.
O trabalho de Edson Chagas propõe uma reflexão em torno da identidade e cânones de beleza, partindo de uma mostra de máscaras bantu, normalmente associadas a rituais, identificadas com um nome pessoal, como num bilhete de identidade.
Na exposição “Tipo Passe”, o artista atribui um corpo às máscaras tradicionais fazendo-as ganhar vida própria e traços pessoais, que lhes retiram o aspeto austero.
Edson Chagas, nascido em Luanda, formou-se em fotojornalismo no “London College of Comunication” e frequentou o curso de fotografia documental na Universidade de Newport no País de Gales. Na Escola de Imagem e Comunicação de Portugal tirou o curso de fotografia nas áreas de publicidade e fotojornalismo.
Desde 2008, Edson Chagas tem vindo a desenvolver trabalhos artísticos fora dos padrões de fotojornalismo, tendo participado em diversas exposições em Angola, Brasil, Portugal, Alemanha, Camarões, Etiópia e Grã-Bretanha.
Em 2013, o seu trabalho “Luanda Cidade Enciclopédica” foi o principal cartão-de-visita do Pavilhão de Angola na Bienal de Veneza, valendo-lhe a atribuição do “Leão de Ouro” do certame para a categoria de Pavilhão Nacional.