Entre os dias 7 e 8 de maio de 2022, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, o Embaixador de Portugal em Angola, Francisco Alegre Duarte, e a Vice-Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Cristina Moniz, visitaram o projeto FRESAN - Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola, nas províncias do Namibe e da Huíla, acompanhados pelo Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária de Angola, João Bartolomeu da Cunha. Durantes os dois dias da visita, puderam conhecer algumas das intervenções do FRESAN nas áreas de produção agrícola e acesso à água, que contribuem para melhorar as condições de vida das populações mais vulneráveis.
O primeiro dia foi dedicado à província do Namibe, com a visita às duas estações experimentais apoiadas no âmbito do projeto, a Estação Experimental do Namibe e a Estação Zootécnica da Cacanda (EZC), onde acompanharam obras do sistema de irrigação e observaram o crescimento dos 15 hectares de forrageiras. Nesta visita, tiveram ainda oportunidade de entregar os certificados a 11 técnicos, que concluíram a formação de "Produção, conservação e utilização de forragens” ministrada pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), parceiro do projeto.
No segundo dia, na província da Huíla, foi visitado o projeto subvencionado da ONG World Vision Internacional, no município da Humpata, para observação de uma escola de campo agrícola (ECA) com represa.
O FRESAN é uma iniciativa do Governo de Angola, financiada pela União Europeia e cogerida pelo Camões, I.P., que pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe, sobretudo através do reforço da resiliência e produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.