Teve lugar no dia 12 de julho de 2022, na sede do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em Lisboa, a cerimónia da assinatura do primeiro Programa de Cooperação entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da República da Colômbia nas áreas da Língua, Cultura, Educação, Ensino Superior, Juventude e Desporto, para os anos de 2022 a 2024.
O estabelecimento deste programa de cooperação bilateral nas referidas áreas decorre da implementação do Acordo de Cooperação Cultural e Educativa entre a República Portuguesa e a República da Colômbia que entrou em vigor a 19 de fevereiro de 2015 e tem como objetivos desenvolver e alargar as relações de cooperação entre os dois Estados nos diferentes domínios.
Este programa prevê, nomeadamente, a divulgação da literatura portuguesa na Colômbia, através da Linha de Apoio à Tradução e à Edição de autores portugueses e de língua portuguesa no estrangeiro, bem como outras iniciativas similares, tais como fomentar o intercâmbio de informação, experiência e boas práticas no âmbito da educação formal e não formal.
Estão previstos projetos de cooperação direta entre o Camões, I.P. e as universidades colombianas. O Camões, I.P. poderá desenvolver projetos de formação de professores de nacionalidade colombiana na área do Portugês Língua Estrangeira (PLE), caso as autoridades colombianas tenham interesse em adotar a língua portuguesa como língua de opção curricular no sistema educativo colombiano, especificamente, no ensino secundário.
A Colômbia, através do Instituto Caro y Cuervo, poderá promover cursos de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) dirigidos a estudantes e professores universitários, nas modalidades remota ou presencial.
O programa contempla ainda o intercâmbio de académicos, administradores na área da educação, professores, peritos em educação e estudantes do ensino superior e a implementação de procedimentos relativos ao reconhecimento e equivalência de qualificações, transcrições, certificados de ensino, certificados de reforma, graus e diplomas.
No domínio da cultura, o programa prevê a cooperação nas áreas das artes do espetáculo, artes visuais, arquitetura e design, cruzamentos disciplinares e artes digitais, designadamente através do fomento de contatos de profissionais das áreas e troca de informações sobre festivais, concursos, estágios (estadias) artísticos e participação em eventos nacionais e internacionais. Neste domínio está também prevista a possibilidade de cooperação em matéria de arquivos, cinema e património cinematográfico e património.
Na área da Juventude, Portugal e a Colômbia poderão partilhar as oportunidades existentes nos seus respetivos Estados para os jovens (bolsas de intercâmbio, programas, entre outros) de divulgação através de portais governamentais para a juventude.
Em matéria de Desporto, os países manifestaram a sua vontade de cooperar em termos da transferência de conhecimentos, do combate à dopagem, da prevenção e no combate à violência no Desporto, na formação de recursos humanos e o intercâmbio de técnicos e praticantes desportivos.
A implementação da cooperação prevista no programa será acompanhada por uma Comissão Mista que se reunirá em breve pela primeira vez.
O Programa de Cooperação foi assinado pelo Embaixador da Colômbia em Portugal, Alejandro Zaccour Urdinola e pelo Presidente do Camões, I.P., João Ribeiro de Almeida, em nome dos respetivos governos.