Atividades do Projeto "Governação Integrada na Guiné-Bissau", implementado pelo IPAV

Publicado em segunda-feira, 06 fevereiro 2017 16:57

Realizou-se no Centro Cultural Português, no dia 30 de janeiro de 2017, o arranque do Fórum de Governação Integrada, que constitui uma das atividades do Projeto “Governação Integrada na Guiné-Bissau”, implementado pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV) em parceria com a Universidade Jean Piaget da Guiné-Bissau, e que conta com o cofinanciamento da União Europeia e Camões, I.P.

 

A sessão de abertura contou com a participação do presidente do IPAV, Rui Marques, que fez a contextualização do projeto e desta atividade, tendo sido constituídos 4 Grupos de Trabalho que irão abordar 4 áreas temáticas: 1) reconciliação nacional; 2) desempego jovem; 3) questões de género e 4) bairros críticos. Trata-se de uma rede colaborativa, com participação de diversas organizações, que deverá refletir sobre problemas sociais complexos tendo em vista a elaboração de um mapa conceptual para cada um dos respetivos problemas e a identificação de soluções passíveis de dar resposta aos desafios identificados.  

Seguiu-se, no dia 31, no INASA, o 1.º Encontro Nacional de Organizações da Sociedade Civil (OSC), que teve por objetivo a partilha de aprendizagens e disseminação de boas práticas de governação integrada, bem como promover sinergias e práticas colaborativas entre as OSC. Esta iniciativa contou também com a participação do presidente do IPAV e do Embaixador de Portugal. A realização deste encontro surge no âmbito da Comissão de Disseminação de Boas Práticas do Projeto e após a realização de quatro cursos de formação em Governação Integrada nas regiões de Bafatá, Cacheu, Oio e Setor Autónomo de Bissau - nos quais participaram 46 OSC, correspondendo a 135 dirigentes/técnicos das organizações.

O projeto "Governação Integrada na Guiné-Bissau" visa contribuir, ao nível do fortalecimento das OSC e das políticas públicas, para a promoção da Governação Integrada enquanto modelo de Boa Governação adequado à compreensão e resolução de problemas sociais complexos.