O Camões, I.P. e a Universidade Nacional Maior de São Marcos formalizaram a criação da cátedra de História da Cultura Portuguesa naquela universidade do Perú. Esta que é a 52.ª Cátedra do Camões I.P. tem como objetivo apoiar o desenvolvimento, junto da cidade de Lima e da região que a acolhe, de um conjunto de iniciativas de carácter científico e cultural no âmbito das linhas de investigação definidas entre as partes, abrangendo a Literatura Portuguesa, História da Cultura Portuguesa, Culturas de Expressão Portuguesa e Tradução.
A Universidade Nacional Maior de São Marcos (UNMSM) é uma universidade pública e a principal instituição de ensino do país, sendo ainda considerada a primeira universidade peruana e a mais antiga do continente americano.
A colaboração entre o Camões, I.P. e a UNMSM remonta a abril de 2019, quando se efetuou a assinatura de um Protocolo de Cooperação pelo qual o Camões, I.P. poia a contratação pela Universidade de um docente, sendo atualmente esse posto desempenhado pelo Doutor Luis Novais. O estudo da História da Cultura Portuguesa e da Literatura como opção curricular é oferecido no Departamento de Literatura, às diversas licenciaturas.
No âmbito do Programa Empresa Promotora da Língua Portuguesa, e por via do protocolo no quadro daquele programa assinado com o Camões, I.P., a cátedra de História da Cultura Portuguesa contará ainda com o apoio financeiro a companhia de seguros Fidelidade, presente no Peru através de uma participação maioritária na seguradora local La Positiva.