A versão em árabe de cinco vídeos sobre a presença de Portugal em Marrocos entre os séculos XV e XVIII será apresentada no dia 6 de junho de 2022, na Feira do Livro de Rabat, no dia 8 de junho, em Marraquexe, e no dia 10 de junho, em Casablanca. O projeto foi desenvolvido por iniciativa da Embaixada de Portugal em Marrocos, com financiamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
“Guerras e Conquistas”, “A Arquitetura Militar das Praças de Marrocos”, “O Dia a Dia nas Praças de Marrocos”, “As Praças do Norte e o Protetorado de Duquela”, “De Alcácer Quibir ao Tratado de Paz” são os títulos dos cinco vídeos, cada um com uma duração de 30 minutos, da autoria do arquiteto Frederico Mendes Paula, disponíveis no canal de vídeo do YouTube do Camões, I.P. Os vídeos foram produzidos em três línguas: português, árabe e francês.
O Presidente do Camões, I.P., João Ribeiro de Almeida, considera este projeto “um contributo importante para apresentar um aspeto menos conhecido da expansão marítima portuguesa, num suporte que pode tornar essa informação mais facilmente acessível a um público jovem”.
Para o Embaixador de Portugal em Marrocos, Bernardo Futscher Pereira, “é importante que a saga dos portugueses em Marrocos, desde a conquista de Ceuta em 1415 até à evacuação da cidadela de Mazagão em 1769 e à assinatura do Tratado de Paz em 1774, seja melhor conhecida”. “A presença portuguesa deixou em Marrocos um impressionante legado arquitetónico de grande interesse cultural e turístico. Portugal está disponível para colaborar com Marrocos para valorizar esse património, parte do qual está classificado pela UNESCO como património mundial”, acrescentou.
Para o arquiteto Frederico Mendes Paula, este projeto é o culminar de um trabalho iniciado em 2014 com a criação do blogue “históriasdeportugalemarrocos” e a publicação de dois livros que se lhe seguiram, “Portugal em Marrocos, olhar sobre um património comum”, em 2016, em edição em língua portuguesa e francesa, e “Histórias de Portugal em Marrocos” em 2019.
O arquiteto Mendes Paula tem desenvolvido diversas iniciativas no domínio da promoção do património de origem portuguesa em Marrocos, tais como seminários e conferências, com destaque para duas ações de formação para guias de turismo marroquinos, em Marraquexe em 2017 e em El Jadida em 2018, a participação na reportagem da SIC “Marcas que o tempo não apagou” e a organização do evento “Efeméride dos 250 Anos da Evacuação da Praça de Mazagão”, iniciativa da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico, estas últimas no ano de 2019.
O exemplo mais marcante do património de origem portuguesa nas antigas praças fortes no estreito de Gibraltar e na costa atlântica é a fortaleza de Mazagão na cidade de El Jadida, uma das mais importantes obras da arquitetura militar do Renascimento português.
Com o recurso a mapas, fotografias, postais e gravuras antigas, este conjunto de vídeos explica e ilustra a forma como os portugueses se implantaram nas cidades costeiras de Marrocos a partir da conquista de Ceuta em 1415; a resistência que sistematicamente encontraram por parte dos poderes locais; as obras de fortificação e adaptação urbana que efetuaram nas praças fortes conquistadas; a estrutura social destas cidades, o seu modo de vida e o relacionamento que mantinham com as populações locais; o papel de mediação entre árabes e cristãos desempenhado pelas comunidades judias; o relacionamento político entre o reino de Portugal e o sultanato de Marrocos; as causas do progressivo abandono de diversas praças conquistadas; a construção da fortaleza de Mazagão; os antecedentes e o desenrolar da batalha de Alcácer Quibir, conhecida em Marrocos como “a batalha dos Três Reis”; o processo que levou à evacuação de Mazagão e, passados cinco anos, à assinatura do Tratado de Paz entre os dois países, cujo 250.º aniversário se celebrará em 2024.
Links para os episódios em árabe: