O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., a Universidade do Porto (UP) e a Universidade de Ain-Shams, no Cairo, reforçaram, em reunião ocorrida nesta universidade, no dia 19 de dezembro de 2022, o propósito de colaboração mútua, tendo em vista a consolidação da licenciatura em estudos portugueses e lusófonos oferecida pelo recém-criado Departamento de Língua Portuguesa daquela universidade egípcia. À colaboração da Universidade do Porto na revisão do plano curricular do curso e dos programas das diversas cadeiras que o compõem, bem como no apoio à realização de seminários temáticos por docentes da UP junta-se a cooperação do Camões I.P. na formação de docentes para o Departamento de Língua Portuguesa, através da concessão de bolsas de Mestrado e de Doutoramento, e igualmente, no apoio à lecionação através da presença da Leitora e de duas bolseiras do Camões, I.P.
A cooperação tripartida entre estas instituições assenta no protocolo assinado em 2018, no contexto da visita do Presidente da República, Marcelo Revelo de Sousa, ao Egito, tendo sido revista e atualizada pela adenda assinada em 2019. A oferta do Departamento de Português da Universidade de Ain-Shams, criado em 2019/2020, permite hoje a 120 estudantes frequentarem o curso de licenciatura, cujo programa integra a obrigatoriedade de desenvolverem 60 horas de trabalho em contexto profissional. Operações ligadas ao turismo e ao marketing empresarial, serviços de tradução em empresas de especialidade e no setor editorial constituem algumas das áreas onde os mesmo decorrem e são também áreas de oportunidade para a língua portuguesa no país.
De acordo com o plano saído do encontro, que reuniu a Reitora da Faculdade Al-Alsun da Universidade Ain-Shams, Salwa Rashad Amina, a Chefe do Departamento de Português em exercício, Riham Ezzat, o Vogal do Conselhor Diretivo do Camões, I.P. para as áreas da Língua e Cultura, João Neves, e Isabel Margarida Duarte, do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos Faculdade de Letras da Universidade do Porto, os trabalhos de revisão curricular do curso deverão estar concluídos em maio de 2023, momento que deverá coincidir com a abertura de um Camões - Centro de Língua Portuguesa na universidade, que prestará apoio às ações do Departamento e a atividades de promoção da cultura portuguesa.