A primeira edição do Clube de Leitura Identidades e Memórias em Português, organizada pela Embaixada de Portugal e pelo leitorado do Camões, I.P. no Chile, em colaboração com o Café Literário Parque Bustamante, em Santiago do Chile, vai decorrer de 9 de março a 15 de junho de 2015, em sessões quinzenais.
Trata-se de uma oportunidade de dar a conhecer ao público chileno obras de importantes autores de língua portuguesa, modernos e contemporâneos, em torno de questões como os binómios nação/fronteiras, identidade/pluralidade, passado/presente e memória/esquecimento.
Vão estar representados os autores Lídia Jorge (Portugal), António Lobo Antunes (Portugal), José Saramago (Portugal), Érico Veríssimo (Brasil), Mia Couto (Moçambique), José Eduardo Agualusa (Angola), e Germano de Almeida (Cabo Verde).
A discussão será conduzida por Vera Fonseca, leitora do Camões, I.P. no Chile, docente de língua e cultura portuguesa na Universidade de Santiago do Chile e na Universidade do Chile, e por Isaque de Carvalho, investigador de doutoramento em Filosofia Luso-Brasileira pela Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa.
Lista das obras em análise:
Mia Couto, O Último Vôo do Flamingo
Lídia Jorge, A Costa dos Murmúrios
António Lobo Antunes, Os Cus de Judas
Germano de Almeida, Dona Pura e os Camaradas de Abril
José Eduardo Agualusa, A Estação das Chuvas
Érico Veríssimo, O tempo e o Vento (primeiro volume)
José Saramago, Manual de Pintura e Caligrafia