Realiza-se, nos próximos dias 7 e 8 de maio em Montevideu, o Seminário Preparatório do Festlatino, movimento cultural que organiza um amplo congresso, todos os anos no Recife (Brasil), e cujo Presidente de Honra é o ex-presidente da República Portuguesa, Mário Soares.
O evento, que terá lugar na Casa de Escritores e no Centro de Cultural de Espanha, conta com a presença de diversas individualidades das comunidades neolatinas.
Segundo o seu Coordenador Geral, Humberto França, que estará em Montevideu a participar nos trabalhos do seminário, “o Festlatino consiste em um movimento cultural, literário e educacional que realiza, anualmente, um congresso no Recife, no Brasil, e seminários preparatórios em países e regiões autónomas de línguas neolatinas, com a finalidade de fomentar o diálogo cultural entre os países e regiões de línguas e culturas neolatinas da Europa, África, Américas e Ásia.”.
A iniciativa é apoiada pelo Instituto Camões e pela Embaixada de Portugal em Montevideu.
Programa*:
Segunda-feira, 7 de maio
17:00 Cerimónia de Abertura na Casa de Escritores:
Palavras da Casa
Palavras de Humberto França, Coordenador Geral do Festlatino
Entrega de Diplomas a personalidades da cultura nacional.
18:00 Recital de música: Eduardo Nogareda
Terça-feira, 8 de maio
Ciclo de conferências na Casa de Escritores
15:00 "El portugués en el Uruguay del siglo 21" por Luis Behares (UdelaR)
15:0045 "Claudio Abbado: la integración cultural bajo la batuta del Maestro" por Milena Miazzi (Instituto Italiano de Cultura)
16:30 “Utopia y distopías en la narrativa contemporánea africana de habla portuguesa”, por Raquel Carinhas (Instituto Camões-Embaixada de Portugal)
Ciclo de conferências no Centro Cultural de Espanha
17:00 “Literatura Afro en el Uruguay”, por Graciela Leguizamón
17:45 “Fiestas en el Uruguay”, por. Antonio Di Candia
18:30 Cerimónia de encerramento: recital musical de Andrés Stagnaro.
*programa sujeito a alterações