Deu-se início no dia 15 de junho de 2023, na Cidade da Praia, Cabo Verde, às reuniões de Avaliação Conjunta do Grupo de Apoio Orçamental (GAO) a Cabo Verde, nos setores da Saúde e da Segurança (Justiça, Administração Interna e Defesa), que se prolongarão até dia 19 de junho de 2023.
Portugal assume em 2023 a copresidência do GAO, conjuntamente com o Ministério das Finanças de Cabo Verde, coordenando os vários parceiros - Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento, União Europeia, Luxemburgo e Espanha - em todas as sessões de trabalho. Colidera o setor da saúde, juntamente com o Luxemburgo, e lidera o setor da Segurança, áreas onde a Cooperação Portuguesa desempenha um papel relevante no apoio a Cabo Verde.
O GAO presta apoio financeiro e assistência técnica ao orçamento de Estado através de donativos e empréstimos em apoio às prioridades de desenvolvimento do Governo. O Governo e os parceiros do GAO discutem assuntos relacionados com a estabilidade macroeconómica, a situação fiscal, a gestão das finanças públicas, o emprego e a empregabilidade, a redução da pobreza e a proteção social, a transição energética, a segurança, a saúde, as reformas da administração pública, a economia azul, a ação climática e a conetividade.