No âmbito da celebração do 25 de Abril, a convite da embaixada de Portugal em Havana, Álvaro de Vasconcelos, ex-Diretor do «Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia», especialista em política europeia e internacional, com uma vasta obra publicada, deslocar-se-á a Cuba para dar duas conferências em Havana.
A primeira conferência, subordinada ao tema «25 de Abril de 1974: Causas e Consequências» será proferida no ICAP -Instituto Cubano de Amistad con LosPueblos, no dia 25 de abril de 2016, às 15h00. Álvaro de Vasconcelos irá falar dos fatores que levaram ao fim do regime ditatorial e colonial em Portugal, do papel da guerra colonial e do seu impasse e da transformação de um golpe militar numa revolução popular. As transformações políticas, sociais e culturais que resultaram da revolução dos cravos também serão abordadas.
A segunda comunicação de Álvaro de Vasconcelos está agendada para o dia 28 de abril, às 15h00, no Palacio del Segundo Cabo, Centro para la Interpretación de las Relaciones Culturales Cuba-Europa e versará sobre «Tendências Mundiais 2030: Europa e Brasil».
Será uma reflexão sobre o conturbado momento mundial que vivemos e em que vários relatórios sobre tendências mundiais, como o editado para a União Europeia, chegam a conclusões semelhantes: há uma megatendência para a capacitação dos indivíduos e para a difusão do poder, num mundo interconectado e policêntrico. O impacto que têm estas tendências globais na União Europeia e no Brasil e a sua eventual relação com as dificuldades de governação na Europa e no Brasil constituem eixos e questões centrais da conferência.
Mais informações em: https://www.facebook.com/#!/EmbHavana/?fref=ts