Dois novos cursos integram a oferta de ensino a distância do Centro Virtual Camões (CVC) para o 1º semestre do ano letivo de 2012/2013, cujas inscrições estão abertas até 9 de outubro na plataforma de formação do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
Portugal e os pós-colonialismos: conceitos, contextos, vozes e Ferramentas da Linguística Computacional para Ensino do Português são os novos cursos disponibilizados pelo CVC, a par de mais outros 8 já ministrados anteriormente no sistema de ensino a distância.
São eles: Tradução e Tecnologias de Informação Linguística, MIPL2.0 - Materiais Interativos para Português Língua Segunda na web 2.0, Laboratório de Escrita Criativa - Nível Introdutório, Laboratório de Escrita Jornalística, Português para Negócios e três níveis do Portuguese for foreigners.
A coordenação do curso pós-graduado de especialização Portugal e os pós-colonialismos é da responsabilidade dos professores universitários Margarida Calafate Ribeiro e Roberto Vecchi, respetivamente responsável e diretor da Cátedra Eduardo Lourenço Universidade de Bolonha/Camões, IP
O curso, destinado a alunos que falam português, «tem como objectivo geral dar a conhecer e reflectir num plano avançado sobre a duração histórica, social, política e epistémica dos espaços de língua portuguesa, a partir da análise das relações coloniais que antiga e violentamente os uniram e fragmentaram», diz uma apresentação deste projeto.
A frequência com sucesso do curso - realizado pela Cátedra Eduardo Lourenço e pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, e certificado pela Universidade de Bolonha - prevê a atribuição de 15 créditos ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System).
O curso está dividido em três grandes partes: as duas primeiras compõem a proposta de ‘Textos e Contextos’ em análise, cujo suporte é dado pelos próprios textos – literários e outras narrativas, musicais e fílmicas – e por um conjunto de centenas imagens apresentadas em powerpoint para cada módulo temático.
A terceira parte é dedicada aos ‘Conceitos’ que estruturam o curso. Esta parte é composta por pequenas aulas ministradas por alguns grandes nomes de especialistas das áreas nos vários contextos de língua portuguesa. Tematicamente, o curso está dividido em oito unidades.
«Trata-se de um curso avançado que amplia, desenvolve e acentua a especialização em estudos pós-coloniais lançada no curso semestral em Estudos Pós-coloniais-Atlântico Sul ministrado através da mesma plataforma ao longo de seis edições».
O curso de formação contínua de professores Ferramentas da Linguística Computacional para Ensino do Português, creditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, pretende «divulgar um conjunto de recursos linguísticos e de ferramentas disponíveis na internet, exemplificando como estes podem ser utilizados no desenvolvimento de materiais didáticos para ensino de Português, tanto língua materna como não-materna».
Com efeito, «o ensino da língua nas escolas talvez não tenha acompanhado adequadamente a evolução tecnológica, continuando a basear-se, em grande medida, nos métodos e instrumentos de aprendizagem tradicionais do ‘papel e lápis’. Contudo, estão hoje à disposição de professores e alunos um grande conjunto de recursos e ferramentas que possibilitam explorar materiais linguísticos para aprendizagem da língua, tanto do ponto de vista da gramática como da expressão».
A coordenação e a tutoria do curso são da responsabilidade de Jorge Baptista, docente da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (UALG) e investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID Lisboa) e do Centro de Estudos em Ciências da Linguagem da Universidade do Algarve (CECL).
Jorge Baptista é ainda professor de Linguística e Linguística Computacional e diretor do curso de Mestrado Internacional em Processamento de Linguagem Natural e Indústrias da Língua (Mestrado Erasmus Mundus), na UALG.