Comemora-se hoje, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, celebrado desde 1977 no contexto de uma Resolução aprovada pela Assembleia-Geral das Nações Unidas.
Esta data pretende celebrar os direitos das mulheres já conquistados e chamar a atenção para necessidade de se alcançar a plena igualdade de género a nível mundial, tal como previsto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em temas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a proteção em situações de violência física ou psicológica, ou o acesso à educação.
No Dia Internacional da Mulher, a Cooperação Portuguesa reafirma o seu compromisso na promoção da igualdade de género, fomentando o empoderamento das mulheres e raparigas nos países parceiros, como elemento fundamental para a prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para um desenvolvimento global mais equitativo, justo e sustentável. Este propósito está alinhado com a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação – Portugal + Igual e com o Plano para a Igualdade de Género da União Europeia na sua ação externa (GAP III).
Portugal, através da nova Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030 (ECP 2030) define que a promoção da igualdade de género e do empoderamento das mulheres é um pilar-chave da Cooperação Portuguesa. Neste sentido, privilegia-se uma abordagem dual, que combina a transversalização com ações positivas, visando a igualdade substantiva entre mulheres e homens.
Este ano, o Dia será dedicado ao tema “DigitAll – Inovação e Tecnologia para a Igualdade de Género”. Informação adicional disponibilizada no site oficial da UN Women.