O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. assinala o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a 23 de abril, com o apoio à edição, no estrangeiro, de obras de autores de língua portuguesa traduzidas para outros idiomas e de obras que versem temas da língua e da cultura portuguesas.
A UNESCO instituiu em 1995 o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial - foi a 23 de abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de abril de 1899 que nasceu Vladimir Nabokov. O dia 23 de abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o escritor inglês William Shakespeare.
A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e para o desenvolvimento económico.
Estão a decorrer, até 30 de abril de 2019, as candidaturas ao Programa de Apoio à Edição. Em 2019 a prioridade vai para as traduções para Mandarim e Russo. Consulte aqui toda a informação sobre o concurso:https://www.instituto-camoes.pt/activity/o-que-fazemos/cultura-portuguesa/cultura-e-desenvolvimento/apoios/programa-de-apoio-a-edicao-2019 e aceda à lista de algumas das obras recentemente publicadas com o apoio do Camões, I.P., em várias línguas: