O 1.º Encontro Internacional da Rede Lusófona pelo Direito Humano à Educação – ReLus realiza-se na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no dia 16 de novembro de 2016 e conta com a participação da Relatora Especial das Nações Unidas para o Direito Humano à Educação, Koumba Boly Barry.
Neste encontro, participam representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, e são lançados, em língua portuguesa, o “Relatório de Monitoramento Global da Educação 2016” e o relatório “Repensar a Educação: Rumo a um Bem Comum Mundial?”
A ReLus foi criada no Porto, em 2016. É enquadrada pelo Programa de Cooperação Sul-Sul pelo Direito à Educação entre países Lusófonos e coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação com o apoio da Open Society Foundation.
A afirmação e a defesa do direito à educação constituem uma das principais prioridades de Portugal, designadamente enquanto membro do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, e das organizações não-governamentais (ONGD) nacionais no quadro da cooperação e da Educação para o Desenvolvimento (ED).
Mais informações sobre o encontro
Mais informações sobre a ReLUz