No âmbito da participação de Portugal como país convidado na Feira do Livro de Sevilha (FLS) de 2019, realizou-se, no dia 24 de maio, pelas 20h00, uma conferência sobre a obra de José Saramago.
Pilar del Río (editora e Presidente da Fundação José Saramago) apresentou os oradores, e moderou o diálogo, com o escritor José Luís Peixoto (galardoado com o Prémio Saramago em 2001) e o Professor de Literatura na Universidade de Coimbra, autor da obra “Diálogos com Saramago”, Carlos Reis. O evento contou com mais de 200 pessoas na audiência.
Este evento foi organizado pelo Consulado-Geral de Portugal em Sevilha, pela Associação da Feira do Livro de Sevilha e pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., estando integrado na programação da FLS 2019 – Portugal País Convidado (pode consultar aqui o programa completo da participação portuguesa na FLS).
No dia seguinte, 25 de maio, o Consulado-Geral de Portugal em Sevilha acolheu, pelas 12h00 e até às 18h30, o IV Encontro Ibérico de Leitores de Saramago. Na sessão de abertura, intervieram Pilar del Río, Paula Santos (Biblioteca Municipal de Beja José Saramago) e Diego Mesa (escritor natural de Ayamonte). Como é habitual nestes encontros organizados por bibliotecas públicas “José Saramago” de Portugal e Espanha, os leitores do Prémio Nobel partilharam interpretações sobre a obra de Saramago, leram excertos dos seus livros e debateram sobre os mesmos.
Este evento, que contou com a participação de cerca de 60 pessoas nas duas sessões realizadas, foi organizado pela Biblioteca Municipal de Beja José Saramago em colaboração com o Projeto Aula Saramago (com apoio da Fundação Saramago), tendo sido integrado no âmbito da programação da participação portuguesa na FLS 2019.