A Extremadura é a comunidade onde há mais alunos, no ensino público de Espanha, a aprender português, afirmou José Antonio Monago, Presidente da Junta da Extremadura durante uma visita efetuada esta semana a Portugal.
Monago, que veio a Lisboa incentivar os empresários portugueses a investirem na região, que faz fronteira com Portugal, teve encontros com vários responsáveis portugueses, entre os quais a Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Ana Paula Laborinho.
O chefe do governo regional espanhol acrescentou que a procura da aprendizagem da língua portuguesa na Extremadura espanhola, que correspondeu a uma opção feita há alguns anos pelas autoridades daquela comunidade espanhola, suplanta em muito a capacidade de oferta.
Segundo dados de 2010, citados pelo Diário de Notícias, a língua portuguesa ultrapassou pela primeira vez nesse ano o francês, enquanto idioma estrangeiro de opção dos alunos naquela comunidade.
O departamento de Educação informou que o português passara a ser a segunda língua estrangeira mais procurada naquela região, atrás apenas do inglês. Estavam inscritos 1.748 alunos no português, contra os 1.156 que escolheram o francês.
A Extremadura foi a primeira região espanhola a introduzir o português como língua opcional curricular, no seu sistema educativo.