Lídia Jorge deu uma conferência no dia 25 de maio de 2019, pelas 20h00, na Pérgola, espaço principal da Feira do Livro de Sevilha (FLS). Perante uma plateia de 150 pessoas, a autora abordou temas como a importância da temática da guerra colonial na literatura portuguesa, as escritoras portuguesas contemporâneas, e o processo criativo da autora.
Com vários livros traduzidos em espanhol, disponíveis na FLS, a autora, galardoada com o Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura em 2015, deu autógrafos a vários leitores da sua obra, após a conferência.
Na véspera, Lídia Jorge apresentou no Consulado-Geral de Portugal em Sevilha o filme “A Costa dos Murmúrios” (2004), de Margarida Cardoso, baseado no romance homónimo da autora, publicado em 1988.
Estes eventos integram-se na programação da participação lusa na FLS 2019, na qual Portugal é o país convidado. A participação portuguesa na FLS 2019 tem o apoio do Consulado-Geral de Portugal em Sevilha, da Associação da Feira do Livro de Sevilha e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.