O Primeiro-Ministro representou Portugal, esta segunda-feira, dia 30 de junho de 2025, na 4.ª Conferência Internacional para o Financiamento do Desenvolvimento das Nações Unidas, em Sevilha, renovando o compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Luís Montenegro apoiou o Compromisso de Sevilha, em linha com os princípios da Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030, como a erradicação da pobreza, a proteção do planeta, a paz e prosperidade para todos.
Defendeu uma arquitetura financeira internacional que garanta que os recursos chegam onde são mais necessários, a mobilização de mais recursos, com maior foco e impacto, um papel mais relevante para os países em desenvolvimento, e um sistema internacional reformado, mais justo.
O Primeiro-Ministro lembrou que, em Portugal, a política de Cooperação é uma política de Estado, centrada nas prioridades dos países parceiros, e reafirmou a convicção de que a resposta às tensões geopolíticas, às mudanças estruturais na economia mundial, e ao agravamento das desigualdades, reside no multilateralismo.