Foi recentemente publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) o relatório A Decade of Development Finance for Biodiversity, 2011:2020.
Este estudo, desenvolvido pelo Departamento de Cooperação para o Desenvolvimento (DCD), analisou os dados estatísticos recolhidos pela OCDE sobre o financiamento do desenvolvimento consignado à Conservação da Biodiversidade, com base em várias fontes de financiamento: ajuda bilateral dos membros do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento (CAD) - no qual se inclui Portugal -, cooperação Sul-Sul e Triangular, instituições multilaterais e setor privado e instituições financeiras.
O estudo, que contou com a colaboração do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., concluiu que, no período em análise, os países doadores cumpriram as metas de financiamento estabelecidas no Plano Estratégico 2011-2020 (Metas de Aichi).
O relatório, em língua inglesa, pode ser consultado aqui, tece um conjunto de recomendações para o financiamento da Biodiversidade na perspetiva da implementação do novo Quadro Global para a Biodiversidade de Kunming-Montreal, adotado em dezembro de 2022, na COP 15 da Convenção sobre a Diversidade Biológica das Nações Unidas.
A Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030 identifica a Biodiversidade como um dos eixos prioritários para a Cooperação Portuguesa no domínio do Ambiente.