EUA: Presidente do Camões, I.P. participa na 1.ª reunião plenária da Aliança Global para além do PIB à margem da 11.ª edição do Fórum do ECOSOC sobre Financiamento do Desenvolvimento

Publicado em quarta-feira, 22 abril 2026 16:40

A Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Florbela Paraíba, interveio no dia 21 de abril de 2026, na primeira reunião plenária da Aliança Global para além do Produto Interno Bruto (PIB), à margem da décima primeira edição do Fórum do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC, na sigla em inglês) sobre Financiamento do Desenvolvimento, que decorre entre 20 e 24 de abril de 2026, em Nova Iorque.

A Presidente do Camões, I.P. recordou que ir além do PIB não é apenas um ajuste metodológico, mas uma mudança necessária para que a cooperação para o desenvolvimento responda melhor aos desafios atuais e se alinhe mais estreitamente com as realidades dos países em desenvolvimento.

Anunciou ainda o apoio, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), ao desenvolvimento de um estudo‑piloto para identificar indicadores complementares ao PIB, com vista a integrar critérios multidimensionais nos seus programas de cooperação para o desenvolvimento.

Foto: © Camões, I.P.