Habiba NACIRI e Mourad EDDAKAMER são os dois primeiros doutorados, em Marrocos em áreas ligadas ao ensino da língua portuguesa. Ambos foram bolseiros do Instituto Camões nos anos letivos 2009-10 e 2010-11.
As teses de doutoramento foram apresentadas no âmbito do Centre de Doctorat: L’Homme et le Monde Méditerranean, área da Didática das Línguas, da Universidade Mohamed V Agdal de Rabat.
A tese de Habiba NACIRI intitula-se O Multilinguismo e os Processos de Aquisição do Português LE na Universidade Marroquina e foi coorientada pelo Professor Doutor Abdessalam OKAB da Universidade Mohamed V de Rabat e pela Professora Doutora Maria Antónia Mota da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
A tese de Mourad EDDAKAMER tem por título Estudo Contrastivo das Locuções portuguesas e Árabes para o Ensino-aprendizagem do Português a Arabofalantes Marroquinos e foi coorientada pelo Professor Doutor Abdessalam OKAB da Universidade Mohamed V de Rabat e pela Professora Doutora Inês Duarte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.