O Centro Cultural Português em São Tomé/Camões, I.P. inaugura no próximo dia 12 de junho de 2015, às 18h00, uma exposição de pintura, fotografia e ilustração dos artistas plásticos norte-americanos Jess Bastidas e Alain Corbel.
A exposição - Farol e Micondó - reúne um conjunto de 40 obras dos dois artistas, sob o lema África, com exibição de retratos reais e (des) construídos.
A série de Jess Bastidas é oriunda de um conjunto de cadernos de desenho criados durante o programa de verão do Maryland Institute College of Art (MICA), onde estuda, em 2013, constituindo uma amálgama de memórias, poesia e jornalismo visual para melhor documentar e celebrar a cultura do povo de São Tomé e Príncipe.
Alain Corbel nasceu em França, em 1965, sendo um conhecido ilustrador, assim como autor de curtas bandas desenhadas, escritor e fotógrafo. Desde 2007, é professor no Departamento de Ilustração do Maryland Institute College of Art, de Baltimore, E.U.A. e coordenador do programa Unspoiled Africa, cujo objetivo é levar os estudantes do MICA a conhecer São Tomé e Príncipe. Colaborou com autores portugueses, tal como Luísa Ducla-Soares, Lídia Jorge, Alice Vieira e Pedro Rosa Mendes, e com o etnólogo e escritor francês Jean-Yves Loude, com quem partilha o gosto pela lusofonia.
A mostra estará aberta ao público até ao dia 27 de junho de 2015.