Com o apoio do Camões, I.P., de 26 de agosto a 06 de setembro de 2015, o “FESTLIP – Festival Internacional de Teatro da Língua Portuguesa” apresenta uma variada programação em dez espaços na cidade do Rio de Janeiro, com destaque para a mostra teatral, que este ano conta com oito peças de Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Moçambique e Portugal, todas inéditas na cidade.
Com entrada livre, os espetáculos circulam por tradicionais espaços culturais e teatros. Para celebrar os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, o FESTLIP promove pela primeira vez um concurso de poesia, aberto a todos os países de língua portuguesa, com temática sobre a cidade.
Durante o festival, os melhores textos serão apresentados numa exposição audiovisual, interpretados por atores cariocas.
A 31 de agosto de 2015, realiza-se ainda o “III Encontro Cultural de Língua Portuguesa”, no Oi Futuro Flamengo, dando início à primeira oficina “A falar que a gente se entende”.
O encontro será o ponto de partida para a coprodução inédita entre o FESTLIP e o Teatro da Garagem, companhia portuguesa criada há 26 anos, a ser apresentada na edição de 2016 do festival. No projeto, o diretor Carlos Pessoa, que assinará o texto, seleciona atores de Angola, Moçambique e Cabo Verde, para contracenar com as atrizes Tânia Pires e Maria João.
O FESTLIP é apresentado pelo Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, Oi, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura; tem patrocínio da HOPE Serviços.
Conta com o apoio institucional, entre outros, da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Ministério da Cultura, Ministério de Relações Internacionais, Embaixada de Portugal no Brasil, Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Mais informações e programação completa