Está a decorrer em Lisboa, no Laboratório da Polícia Cientifica da Polícia Judiciária, a terceira ação de formação em Investigação Criminal sobre Balística destinada a um grupo de 5 Peritos Forenses da Polícia Científica de Investigação Criminal de Timor-Leste.
Os peritos timorenses vão ter a possibilidade de realizar estudos avançados, de forma a iniciarem em Timor Leste a realização de exames de comparação e análise de elementos Balísticos, com tecnologia de ponta, à semelhança das melhores práticas internacionais.
A formação que decorre durante 10 semanas, entre 29 agosto e 30 de outubro está integrada na Componente de Justiça do Programa da UE de Apoio à Governação Democrática de Timor-Leste, cofinanciado e administrado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
A Polícia Científica de Investigação Criminal criada em 2014 no âmbito do Programa e da parceria com o Ministério da Justiça da República Democrática de Timor-Leste conta já com 47 investigadores e 31 peritos forenses, formados pelo projeto.