O projeto da União Europeia FRESAN está a apoiar a realização do workshop Integrated Food Security Phase Classification, para análise e validação dos dados recolhidos nos inquéritos de Avaliação e Análise da Vulnerabilidade e da Segurança Alimentar e Nutricional e de Análise e Medição do Índice de Resiliência, implementados pelo Departamento de Segurança Alimentar do Ministério da Agricultura e Pescas de Angola.
Os inquéritos foram realizados entre março e maio nas três províncias de intervenção do Programa FRESAN, em 17 municípios, 442 aldeias e a mais de 7000 agregados familiares.
Esta metodologia propõe uma classificação da desnutrição em cinco fases (mínima, stress, crise, emergência e fome), permitindo a monitorização geográfica da segurança alimentar e nutricional e a evolução da vulnerabilidade ao longo do tempo, para apoiar politicas e medidas de reforço da resiliência das famílias vulneráveis.
O workshop conta com a participação de equipas multidisciplinares, incluindo a Casa Civil da Presidência da República, Governos Provinciais, Gabinetes Provinciais da Agricultura, Pescas e Saúde, Administrações Municipais e Proteção Civil, contribuindo para reforçar a coordenação do combate à insegurança alimentar e desnutrição em Angola.
O FRESAN é um projeto financiado pela União Europeia, cofinanciado e cogerido pelo Camões, I.P. Pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe, sobretudo através do reforço da resiliência e produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.