FRESAN disponibiliza série de animação “Da Terra ao Prato”

Publicado em sexta-feira, 03 outubro 2025 12:31

“No sul de Angola, a chuva rareia, os rios secam e a terra abre fendas profundas. É neste cenário de incerteza que nasce a esperança de Otchali, uma jovem que sonha em transformar o saber agrícola adquirido em futuro para a sua comunidade. Ao seu lado caminha o soba Tchimbaia, que carrega a memória do povo e a sabedoria do tempo. Juntos, procuram caminhos para que a comunidade resista à seca, renove a produção e encontre na própria terra os alimentos que sustentam a vida.”

É este o mote da série de animação 3D “Da Terra ao Prato” produzida pelo FRESAN, para condensar e disponibilizar o conhecimento num formato acessível e apelativo, contribuindo para o fortalecimento da resiliência das comunidades rurais.

Gravada em português e nas línguas nacionais de Angola, são dez os episódios que dão a conhecer as culturas e práticas agrícolas: feijão macunde, gergelim, batata-doce, vielo, jinguba, mandioca, massango, mucuna, desidratador solar e tambor hermético para armazenamento de grãos.

Mais do que educativa, "Da Terra ao Prato" revela que uma alimentação saudável e sustentável é também expressão de identidade cultural e de resiliência comunitária - mostrando que, mesmo perante a adversidade, é possível cultivar esperança.

O FRESAN é uma iniciativa do governo de Angola, financiada pela União Europeia, cogerida pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe, através do reforço da resiliência e produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.

35213 2