No dia 10 de dezembro de 2022 – Dia Internacional dos Direitos Humanos – teve lugar a cerimónia de atribuição do Prémio de Jornalismo e Direitos Humanos, iniciativa inserida no âmbito da Quinzena dos Direitos, na Guiné-Bissau.
Além do Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, José Caroço, estiveram presentes o Coordenador Residente do Sistema das Nações Unidas, Anthony Ohemeng-Boamah, o Encarregado de Negócios da Delegação da União Europeia, Pedro Saraiva, e o Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), Augusto Mário da Silva.
Os vencedores da 9.ª edição do Prémio de Jornalismo e Direitos Humanos foram Athizar Mendes Pereira, com uma reportagem sobre a prostituição nos bairros de Bissau, publicada no Jornal Última Hora, e Djariatu Baldé, com um trabalho sobre doenças mentais, emito pela Rádio Jovem.
O Prémio de Jornalismo e Direitos Humanos, uma iniciativa da LGDH, em parceria com a Casa dos Direitos e a Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP), é financiado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., contando também com o apoio da União Europeia.