O Camões - Centro de Língua Portuguesa (CLP) em Bissau e a Escola Superior de Educação Tchico Té assinalaram os 50 anos da Revolução do 25 de abril de 1974 com uma aula aberta subordinada ao tema “Produção e divulgação da investigação científica em liberdade”, orientada por Chico Sá (professor da Escola Superior de Educação/ESE – TT) e pela Leitora Sofia Santos (Camões I.P. / ESE-TT).
A aula aberta foi uma reflexão partilhada sobre o contributo da liberdade conquistada com o 25 de Abril na construção, em contexto académico, de uma voz autoral isenta, fundamentada e inovadora, ou, como dizia Amílcar Cabral, “pensar pela nossa cabeça”.
Os estudantes participaram de forma ativa no debate final e de maneira muito significativa com a declamação de poemas de Amílcar Cabral e José Carlos Ary dos Santos alusivos às lutas comuns na construção de uma sociedade mais justa e livre. O momento musical, dinamizado pelos estudantes do 4.º ano da licenciatura em Língua Portuguesa, foi marcado, de forma emotiva, pela “Grândola, Vila Morena” de José Afonso (1971) e “Djiu Di Galinha” de José Carlos Schwarz (1978).
A sessão - organizada pelo CLP em Bissau, pelo professor Júlio Azevedo e pelos estudantes do 4.º ano da licenciatura em Língua Portuguesa - contou ainda com a participação dos professores Baro Baldé e Ancelmo Mendes.
Grândola e Bissau, terras da fraternidade!