Teve lugar no dia 16 de novembro de 2022, no Camões – Centro Cultural Português em Bissau, a inauguração da exposição “Voltar aos passos que foram dados (1922-2022) ” e do mural alusivo a José Saramago, por ocasião das comemorações do Centenário do seu nascimento.
Além do Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, José Caroço, e do representante da Secretaria de Estado da Cultura, João Cornélio Correia, a viagem pela biografia literária do autor - que esta exposição nos proporciona - foi feita por mais de uma centena de visitantes que puderam assim conhecer um pouco mais acerca do universo saramaguiano, das suas obras e do seu enorme legado cívico e cultural, através de uma narrativa disposta em 15 painéis.
O mural, que representa o autor e algumas das suas obras, ficou a cargo dos jovens artistas plásticos guineenses Young Nuno, Sulaivis e outros membros da Galeria Jovem.
“Voltar aos passos que foram dados (1922-2022)” é uma exposição itinerante da Fundação José Saramago, em parceria com o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., concebida no âmbito das comemorações do Centenário do Prémio Nobel português, com seleção e composição de textos de Carlos Reis e Fernanda Costa, e design de André Letria.
A exposição estará patente no Camões – Centro Cultural Português em Bissau até ao dia 25 de novembro de 2022, partindo, posteriormente, para o Camões – Centro de Língua Portuguesa em Bissau e para o Bairro da Cooperação Portuguesa. Além da exposição, estes locais contarão, igualmente, com outros murais realizados pelos mesmos artistas.
Fotos: Camões - Centro Cultural Português em Bissau