Realizaram-se, entre os dias 27 de setembro e 1 de outubro de 2021, as Jornadas de Formação de Formadores do Projeto Unidades de Apoio Pedagógico/Polos de Língua Portuguesa (UAP/PLP), na Guiné-Bissau.
Além da avaliação feita às atividades do ano letivo 2020/2021, e da preparação do próximo ano, o encontro teve como objetivo preparar os formadores para os novos desafios a que o Projeto se propõe, no âmbito da difusão da língua portuguesa.
Ao longo da formação, os formadores puderam compreender melhor os processos de aprendizagem da leitura e obtiveram conhecimentos relevantes para poderem ensinar e implementar algumas estratégias que estimulem o desenvolvimento linguístico das crianças, despertem nelas o gosto pela leitura e favoreçam o seu contacto com a língua portuguesa.
Apostando na melhoria dos processos de comunicação, num contexto geográfico e sanitário que tem colocado muitos desafios à mobilidade, o Projeto capacitou os seus formadores para o uso de dispositivos telefónicos e aplicações que estarão agora disponíveis no seu trabalho diário, numa iniciativa que integrou ainda um módulo de formação para a melhoria das suas competências informáticas.
O Projeto das Unidades de Apoio Pedagógico é um Projeto de formação contínua de professores, que conta atualmente com 750 formandos em nove polos nas diversas regiões do país, e abrirá, no próximo ano letivo, três novos polos: Gabú, Cacheu e Setor Autónomo de Bissau. Enquadrado num protocolo estabelecido com o Ministério da Educação da Guiné-Bissau em 2005, constitui mais um contributo da Cooperação Portuguesa para a melhoria da qualidade do ensino em português e da língua portuguesa na Guiné-Bissau.
Esta intervenção é financiada e executada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., no quadro da cooperação bilateral.