No âmbito do PROCULTURA, realizou-se no dia 13 de abril de 2023, simultaneamente na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e no Camões – Centro Cultural Português em Bissau, o 3.º Encontro com a Cultura sobre o tema "Arquivo e tradição oral na Guiné-Bissau", promovido pelo projeto Ur-Gente.
A sessão de abertura foi iniciada por Ana Gaspar Nunes, Vice-Presidente da VIDA ONGD, implementadora do projeto, seguindo-se intervenções de António Nunes, Diretor do Camões – Centro Cultural Português em Bissau, Sofia Moreira da Silva, da Representação da Comissão Europeia em Portugal, e Nelson Bamba, Diretor-Geral da Cultura na Guiné-Bissau.
Na Fundação Calouste Gulbenkian, a manhã decorreu em torno dos temas do arquivo, da memória coletiva, da oralidade e tradição oral versus escrita. Durante a tarde, o grupo em Bissau apresentou as suas perspetivas acerca deste tema. Os desafios à criação e preservação de arquivo no panorama da Guiné-Bissau, a importância e presença da tradição oral na história e memória coletiva guineense foram outros dos temas abordados.
O encerramento deste Encontro esteve a cargo da gestora do projeto PROCULTURA, Mercedes Pinto. Este é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.
Consulte aqui o programa completo do evento.