No mês de janeiro de 2023, Hugo Vaz Pedro, engenheiro e consultor sénior agrícola, conduziu um plano de formação no âmbito do Projeto de reforço de competências pedagógicas do Centro de Educação e Formação Agrícola (CEFA), na Guiné-Bissau.
O plano de formação foi desenhado pelos docentes do CEFA e incluiu matérias de “mobilização de solos”, “fertilidade e nutrição”, “fruticultura” e “horticultura”, como as prioritárias para idealizar, conceber e materializar ferramentas pedagógicas com conteúdos adaptados à realidade agroecológica da Guiné-Bissau. No quadro desta ação, entre cartazes desenhados para o efeito, agregaram-se listas de bibliografia, vídeos demonstrativos de práticas e recomendações técnicas concebidas para distribuição gratuita, partilhada entre docentes e alunos.
O CEFA, administrado em parceria com a Cáritas da Guiné-Bissau, visa dotar jovens empreendedores que tenham finalizado o 9.º ano de escolaridade, com uma maior capacidade para a produção agrícola, de forma a contribuir para a transição da agricultura de subsistência para uma agricultura de rendimento ou até mesmo empresarial.
O Projeto de reforço de competências pedagógicas do CEFA, que teve como objetivo complementar o trabalho realizado, entre 2016 e 2020, pelo UE-ACTIVA Eixo-3, financiado pela União Europeia e cofinanciado e implementado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., - através do qual o CEFA foi criado - foi executado pelo CEFA e financiado pelo Camões, I.P. através do Fundo de Pequenos Projetos da Embaixada de Portugal em Bissau.