Realizaram-se, entre 19 de junho e 21 de julho de 2023, cinco ações de formação em Informática, Inicial e Avançada, dirigidas a 68 funcionários da Direção-Geral de Identificação Civil, dos Registos e do Notariado, do Ministério da Justiça e Direitos Humanos da Guiné-Bissau.
As ações de formação, em que participaram Conservadores, Adjuntos de Conservador, Oficiais e Auxiliares de Registo Civil, decorreram em Bissau, na Universidade Amílcar Cabral, e foram ministradas pelo Instituto Tecnológico para a Modernização Administrativa.
O objetivo principal destas ações foi capacitar os recursos humanos dos serviços de registo civil da Guiné-Bissau com competências digitais para a melhoria da recolha e do tratamento da informação de registo, de identificação civil e de emissão de documentos. Através destas ações de formação, procura-se preparar os funcionários para os desafios do ambiente digital atual.
Esta iniciativa faz parte de uma série de formações planeadas no âmbito do projeto GESTDOC, abordando temas como o Registo Civil, a Informática, o Atendimento ao Público e a Gestão Administrativa de Serviços.
O Projeto GESTDOC é financiado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Fiduciário de Emergência para África, e gerido pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua. I.P., contando com o estreito envolvimento de parceiros portugueses, especializados, que trabalham conjuntamente com as suas entidades homólogas cabo-verdianas e bissau-guineenses, e visa melhorar os níveis de segurança e da gestão das migrações em Cabo Verde e na Guiné-Bissau, contribuindo para o respeito dos Direitos Humanos e para o combate à fraude documental e ao tráfico de seres humanos a nível regional.