Guiné-Bissau: Reunião Regional “Trabalhar juntos pela saúde: minimizar o impacto do consumo ilícito de drogas nos países de língua portuguesa”

Publicado em quinta-feira, 12 março 2026 17:04

Realizou-se, no dia 5 de março de 2026, no Camões - Centro Cultural Português em Bissau, a Reunião Regional “Trabalhar juntos pela saúde: minimizar o impacto do consumo ilícito de drogas nos países de língua portuguesa”, organizada pela Enda Santé Guiné-Bissau, em parceria com a Rede Lusófona de Saúde Comunitária, coordenada pela ONGD portuguesa Grupo de Ativistas em Tratamentos, e promovida pela Coalition PLUS.

A sessão contou com a presença do Embaixador de Portugal em Bissau, Miguel Silvestre, da Diretora do Departamento de Intervenção Integrada do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências, Graça Vilar, do Presidente do Conselho Nacional do Consumo de Droga, Francisco Sanhá, do Diretor Nacional da Polícia Judiciária, Domingos Correia, do Encarregado de Negócios, a.i., da Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau, Pedro Saraiva, e do Representante do Grupo de Ativistas em Tratamentos, Luís Mendão, entre outros representantes de organizações internacionais e da sociedade civil guineense, bem como especialistas e académicos que partilharam experiências e boas práticas amplamente reconhecidas a nível internacional, com o objetivo de reforçar o diálogo e a cooperação em torno de políticas de drogas centradas na saúde pública, na prevenção, no tratamento e na redução de riscos e danos.

Constituindo a saúde um dos eixos prioritários da cooperação entre Portugal e a Guiné-Bissau, a iniciativa contribuiu para aprofundar a cooperação no espaço lusófono e avançar na definição de compromissos comuns que visem reduzir o impacto social e sanitário do consumo de drogas ilícitas.

Este encontro foi financiado através do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., no âmbito do Fundo de Pequenos Projetos, reafirmando o compromisso português com o fortalecimento dos sistemas de saúde e com a promoção de políticas públicas baseadas na evidência científica e no respeito pelos direitos humanos.

Fotos: © CCP em Bissau

35538 2