O Embaixador de Portugal em Bissau, Miguel Silvestre, visitou no dia 4 de abril de 2024, com a equipa do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., o projeto "Água para o nosso arroz" da Associação Balur di Tchon, em Bafatá, que reúne 216 produtores, a maioria dos quais mulheres.
Trata-se de um projeto cofinanciado através do Fundo de Pequenos Projetos, no âmbito do qual o Camões, I.P. financiou a contratação de técnicos que garantiram a reparação de uma motobomba, adquirida pela associação, com meios financeiros próprios. Os técnicos contratados propuseram ainda um plano de trabalhos de manutenção do equipamento e projetaram a necessidade de peças de substituição.
A referida motobomba tem uma capacidade de extração de 750 m3 de água por hora, permitindo a irrigação dos 84,5 hectares de cultivo de arroz.
A sua reparação permitirá reforçar o processo de mecanização da produção de arroz e a produção agrícola durante a época seca, nesta associação, aumentando assim a produtividade agrícola e a resiliência socioeconómica dos produtores.
A motobomba vem juntar-se ao trator adquirido no âmbito do projeto ACTIVA, financiado pela União Europeia na Guiné-Bissau e cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P., que terminou em 2021, e que permitiu que a produção da associação tenha aumentado de cerca de uma tonelada para duas toneladas e meia, desde 2018.