Guiné-Bissau: Visita ao terreno no âmbito do mestrado em Língua Portuguesa

Publicado em quinta-feira, 20 março 2025 09:27

Decorreu, entre 15 e 20 de março de 2025, em Bissau, a primeira missão técnica do projeto “Mestrado em Língua Portuguesa na Guiné-Bissau”, com o objetivo de consultar os parceiros locais antes da finalização do modelo de mestrado em Língua Portuguesa, na Escola Superior de Educação - Unidade Tchico Té (ESE-UTT).

Nesta missão técnica participaram Rui Vaz, Diretor da área de Língua, e Daniela Pereira, da Divisão de Assuntos Bilaterais do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e Maria Micaela Ramon Moreira, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho.

Os elementos que compõem a missão mantiveram diversas reuniões de trabalho com a direção da ESE-UTT, com o objetivo de rever e finalizar os documentos orientadores que servirão de base ao futuro mestrado em Língua Portuguesa da ESE-UTT, o primeiro mestrado na Guiné-Bissau. Foram ainda recebidos pelo Secretário de Estado do Ensino Superior, Gibrilo Djaló, e pelo Inspetor Geral da Educação, Mamadú Bandjai, tendo-se transmitido o ponto de situação dos trabalhos.

O início do mestrado em Língua Portuguesa alinha-se com uma das prioridades estratégicas da cooperação entre Portugal e a Guiné-Bissau, a Educação, e marcará uma etapa da maior relevância no sistema educativo da Guiné-Bissau, fortalecendo a formação pós-graduada e contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino.

Fotos: © CCP Bissau

34956 2