A primeira publicação internacional e com peer review da Coordenação de Ensino Português na Alemanha acerca do projeto ‘Imagens do (Ensino) Português no Estrangeiro’, desenvolvido com o apoio do Camões IP, já está disponível ao público, dando conta da análise dos desenhos que lhe serviram de base.
O estudo foi publicado no número especial ‘Plurilingual and intercultural education’, co-editado por Mike Byram, Mike Fleming & Irene Pieper, da revista holandesa L1-Educational Studies in Language and Literature.
O estudo foca as representações que os alunos de origem portuguesa do ensino primário no estrangeiro (inscritos em aulas de língua portuguesa) têm de si próprios em relação ao seu multilinguismo, a partir de desenhos de crianças lusodescendentes entre os 6 e os 12 anos recolhidos por docentes junto dos alunos da rede de Ensino Português na Alemanha.
A referência completa do estudo é:
MELO-PFEIFER, S. & SCHMIDT, A. (2012). Linking “Heritage Language” Education and Plurilingual Repertoires development: evidences from drawings of Portuguese pupils in Germany. In L1-Educational Studies in Language and Literature, 12, p.1-30.