Teve lugar, no dia 20 de setembro de 2021, a cerimónia de inauguração da exposição fotográfica “Cazaquistão – 30 Anos da Independência, 556 Anos de História”, promovida pela Embaixada do Cazaquistão em Portugal, em associação com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
O momento ficou marcado por um encontro entre o Presidente do Camões, I.P., Embaixador João Ribeiro de Almeida, e o Embaixador do Cazaquistão em Portugal, Daulet Batrashev, seguida de uma visita guiada à exposição. Ambos destacaram a mais-valia que constitui esta mostra fotográfica inédita para a promoção em Portugal do Cazaquistão, tendo-se congratulado também com o constante estreitamento do relacionamento bilateral entre os dois países, que celebra em 2022 o seu 30º aniversário, e abrangendo diversas áreas, incluindo a língua e cultura.
Esta exposição, que estará patente ao público até 4 de outubro, visa assinalar a celebração do 30.º aniversário da independência da República do Cazaquistão e os seus 556 anos de história e dará a conhecer ao público a beleza e o esplendor natural da “Terra da Grande Estepe”, a sua jovem capital Nur-Sultan, o centro cultural histórico da cidade do Turquestão e o Mausoléu de Khoja Ahmed Yasawi.
A exposição pode ser visitada na Sala de Exposições do Camões, I.P., nos dias úteis, das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 18h30, na Av. da Liberdade, 270, em Lisboa.