Entre os dias 23 de março e 10 de abril de 2025, o Instituto de Investigação Veterinária (IIV) de Angola realizou uma missão ao Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), em Elvas e Oeiras, apoiada pelo programa FRESAN - Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola, para participação em atividades de reforço de capacidades nas áreas de pesquisa operacional, identificação, rastreio e tratamento de doenças endémicas e da produção, conservação e utilização de forragens conservadas em condições de semiárido.
Participaram na missão o Diretor do IIV, Alegria Francisco, os Diretores das Estações Zootécnicas da Cacanda e do Huambo, Paulo António e Custódio Domingos, respetivamente, além do Coordenador-Adjunto do FRESAN para a província da Huíla, Adalberto Chiquete.
Durante a formação em Elvas, os técnicos aprenderam sobre o processo de produção e gestão de forragens e pastagens na estação de melhoramento de plantas, tendo realizado visitas aos ensaios instalados. Tiveram contato com os processos de digitalização no processo de produção, através de uma linha que está a desenvolver estudos sobre a utilização de drones e aplicativos digitais para o controle e gestão das pastagens. Visitaram, ainda, agricultores da região do Alentejo envolvidos no processo de gestão da produção e desenvolvimento das forragens gerido pelo INIAV.
Na primeira semana de abril, participaram na 44.ª Reunião de Primavera da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens, onde esteve em análise a temática do Efeito das Alterações Climáticas nos Sistemas Agropecuários Extensivos da região do Campo Branco.
O FRESAN é uma iniciativa do governo de Angola, financiada pela União Europeia, cogerida pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe, sobretudo através do reforço da resiliência e produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.