Japão: Candidaturas para a Residência Yaritori 2026

Publicado em quarta-feira, 19 novembro 2025 10:02

Até 15 de dezembro de 2025 (23h59 WET), estão abertas as candidaturas para a 3.ª edição do programa "Yaritori" de residências criativas criado entre Portugal e o Japão, organizado pelo Camões - Centro Cultural Português (CCP) em Tóquio e o Paradise AIR, com a colaboração de Vasco Mourão como Diretor Artístico. A residência terá lugar entre abril e maio de 2026.

O programa "Yaritori - Residência Criativa" é um programa anual que visa apoiar cidadãos portugueses (ou estrangeiros residentes em Portugal) que trabalham em campos criativos, incluindo, mas não se limitando, às artes visuais, design, fotografia, literatura, cinema, dança, escultura e cerâmica, permitindo-lhes desenvolver trabalho pessoal durante uma estadia no Japão.

Os candidatos deverão apresentar um plano de trabalho detalhado e objetivos para a estadia. O resultado pode assumir forma tangível ou intangível, mas uma exposição ou evento deverá ter lugar na Embaixada de Portugal em Tóquio no final da Residência Criativa.

A seleção final do vencedor entre todos os candidatos será feita por representantes do CCP em Tóquio, do Paradise AIR e pelo Diretor Artístico.

Bolsa: Voo de ida e volta; estadia de 45 dias no Paradise AIR, nos meses de abril e maio de 2026; per diem; e gastos de material.

Candidatos: Pessoas de nacionalidade portuguesa, ou pessoas estrangeiras residentes em Portugal há mais de 5 anos, que trabalhem num campo criativo. 

Localização: Matsudo, Chiba (a 30 minutos de Tóquio).

Mais informações, regulamento e candidatura disponíveis aqui.