O romance “Rainhas da Noite”, da autoria do escritor João Paulo Borges Coelho, vai ser apresentado por Almiro Lobo numa sessão que decorrerá às 18:00 do dia 22 de maio de 2014 no Centro Cultural Português (CCP) do Camões, IP em Maputo.
“Um caderno achado num mercado de rua em Maputo transporta-nos para a pequena vila de Moatize, no centro de Moçambique, e para o tempo recuado em que uma empresa belga ali explorava uma mina de carvão”, lê-se na sinopse da obra, dada à estampa em Moçambique com a chancela da Editorial Ndjira.
Doutorado em História Económica e Social pela Universidade de Bradford (Reino Unido) e docente de História Contemporânea na Universidade Eduardo Mondlane, João Paulo Borges Coelho é historiador e um premiado escritor moçambicano.
Recebeu em 2004, com o romance “As Visitas do Dr. Valdez”, o Prémio José Craveirinha de Literatura, a maior distinção literária em Moçambique. Com o romance “O Olho de Hertzog” recebeu o Prémio Leya 2009.
A sua obra literária inclui ainda outros três romances: “As Duas Sombras do Rio” (2003), “Crónica da Rua 513.2” (2006) e “Campo de Trânsito” (2007), dois volumes da série Índicos “Indícios: Setentrião e Meridião”, ambos de 2005, e duas novelas – “Hinyambaan” (2008) e “Cidade dos Espelhos” (2011).