Na 4.ª edição da Bienal “De Mains de Maîtres” no Luxemburgo, que decorreu de 23 a 27 de novembro de 2023, e na qual Portugal foi país convidado de honra, a representação oficial portuguesa marcou presença através da exposição “Produção artesanal portuguesa: a atualidade do saber-fazer ancestral”, organizada no âmbito do Programa “Saber Fazer” da Direção-Geral das Artes.
A Bienal “De Mains de Maîtres”, como já é habitual, teve lugar no conceituado edifício da capital do Grão-Ducado, na Avenue de la Liberté. Na cerimónia de abertura, que ocorreu no dia 22 de novembro, pelas 19h00, estiveram presentes as SS.AA.RR. o Grão-Duque Herdeiro e a Grã-Duquesa Herdeira, Guilherme e Stéphanie, vários membros do governo luxemburguês, nomeadamente, o Ministro da Cultura, Eric Thill, a Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, o Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, e o Embaixador de Portugal, Pedro Sousa e Abreu.
À mensagem introdutória da anfitriã, a Presidente da Direção do BCEE (Banque et Caisse d'Épargne de l'État), Françoise Thoma, seguiram-se os discursos de S.A.R. a Grã-Duquesa Herdeira, do Vice-Primeiro Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros, Xavier Bettel, da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, e do curador da Bienal, Jean-Marc Dimanche.
A reação do grande público à representação oficial portuguesa nesta bienal foi de grande agrado, corroborando o sucesso confirmado pelo elevado número de visitantes durante os cinco dias da Bienal, que foram mais de 10 000.
Foto: Paulo Lobo