Entre 12 de abril e 17 de junho de 2023, a Fundação Dar Bellarj, em Marraquexe, acolhe a exposição Dispositions & Nothingness, de Mariana Viana e Kátia Sá.
A mostra é promovida pela ESAV – a Escola de Artes Visuais de Marraquexe, que tem reservado a galeria subterrânea da Fundação Dar Bellarj para projetos relacionados com cultura visual, educação em design gráfico e práticas de design em geral. O espaço é conhecido por hospedar, entre outros, o projeto Agitateurs Créatifs, uma mostra anual de trabalhos de estudantes e graduados da ESAV.
A exposição Dispositions & Nothingness ilustra a vontade da ESAV de promover o trabalho de duas das suas professoras convidadas do Departamento de Design Gráfico.
Dispositions & Nothingness é uma apresentação de dois mundos paralelos, a “disposição” e o “nada”, com as suas diferentes formas e processos criativos. Mariana Viana e Kátia Sá apresentam desenho, fotografia, vídeo e objetos que resultam numa exposição colaborativa, evocando disposições de memória, tempo, espaço e movimento, assim como a inércia e o nada.
Sobre as artistas:
Mariana Viana (1970), vive em Lisboa. Artista plástica e educadora desde 2000. Atualmente leciona na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). O seu trabalho centra-se no desenho, ilustração, pintura e na edição de livros de artista, tendo colaborado com editoras como Abysmo, Guerra e Paz, Imprensa Nacional, Páreas Párias, Planeta, etc. Viana expôs em várias galerias em Portugal e na SVA - Chelsea Gallery, em Nova York. Na área do design gráfico, colaborou com diferentes empresas e instituições, incluindo o Project for Public Spaces, em Nova Iorque, o Museu Nacional de Arte Antiga e a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Mariana Viana é doutorada em Artes Visuais pela Universidade de Évora, detém um MFA (Illustration as Visual Essay) pela School of Visual Arts, Nova Iorque (1998), tendo-se formado em Design Gráfico pela Camberwell College of Arts, em Londres (1996). Página de Instagram aqui.
Kátia Sá (1977), vive em Lisboa. Artista visual inter/transdisciplinar e educadora pela arte, desde 2000, reunindo processos e linguagens dos territórios analógico e digital — fotografia, vídeo, instalações, design e programação de ambientes interativos, performance multimédia com captura e processamento de imagens em tempo real. Tem colaborado com artistas de diferentes áreas — músicos, performers, realizadores — e educadores ou estudantes de arte, em projetos de criação artística contemporânea de âmbito nacional e internacional. Licenciada em Escultura pela Escola Universitária das Artes de Coimbra (2000), Mestre em Arte Multimédia pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (2007), doutorada em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro (2013). Desde 2013 que tem lecionado na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), onde é colega de Mariana Viana. Página de Facebook aqui.
Informações sobre a Fundação Dar Bellarj:
https://www.darbellarj-fondation.com/
https://www.facebook.com/darbellarj/
Imagem de topo: © Kátia sá
Imagem final: © Mariana Viana