Na sequência do surto de febre-amarela que começou a 5 de dezembro de 2015 no distrito de Viana (Província de Luanda), e respondendo ao pedido do Ministro de Saúde de Angola, o Camões, I.P. apoia a deslocação a este país de uma equipa de entomologistas e virologistas do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT).
Esta missão, que terá início a 25 de setembro de 2016, visa reforçar a equipa técnica local e proporcionar formação na área da virologia e entomologia a técnicos, de forma a ampliar significativamente a capacidade de resposta das autoridades locais em situações futuras.
A Cooperação e Apoio ao Desenvolvimento constitui uma das áreas de atividade estratégica do IHMT, no âmbito da qual o Instituto dá prioridade ao desenvolvimento de ações focadas nos Estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), apoiando-os na concretização das respetivas prioridades de saúde.
Esta missão é cofinanciada pelo Camões, I.P., o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) e o Ministério da Saúde de Angola.