O Camões - Centro de Língua Portuguesa em Quelimane recebeu o escritor Nelson Lineu, no dia 27 de fevereiro de 2024, para participar em mais uma edição do programa “À conversa com…”.
A conversa, conduzida pela colaboradora Adélia Foliche, iniciou-se com a leitura da biografia do escritor e com algumas notas do seu novo livro intitulado “Sopro”, que permitiram descobrir que Lineu, além de escritor, é também professor de filosofia na Escola de Artes em Maputo, cineasta, radiofonista e um dos fundadores do movimento literário "Kuphaluxa".
O escritor conversou com os estudantes sobre a sua afirmação no mundo da escrita, partilhando as suas paixões, motivações e anseios, sem deixar de fora a sua origem e etnia e sem deixar ficar o alerta para a necessidade de se reforçar a questão da promoção do gosto pela leitura, em todas camadas sociais.
Nelson Lineu mostrou-se entusiasmado com o lançamento do seu mais recente livro "Sopro", onde desenrola temáticas que têm que ver com a corrupção, o trabalho infantil, o custo de vida, a ausência de um sonho moçambicano, a dicotomia individualismo e coletivismo, e a supremacia de um grupo sobre os outros.
Para além de 29 estudantes, o fundador do Clube de Leitura de Quelimane, Lino Mukurruza, também se fez presente, deixando o convite para o lançamento do livro “Sopro”, de Nelson Lineu, que terá, dia 28 de fevereiro, pelas 16h00, no Centro Cultural dos Bons Sinais (Catedral Velha), em Quelimane.