No âmbito do apoio de emergência à província de Cabo Delgado em Moçambique, teve início em abril de 2021 o Projeto “Apoio de emergência às pessoas deslocadas do conflito armado em Palma e famílias de acolhimento no Distrito de Montepuez”.
Este projeto é executado pela ONGD Oikos com financiamento do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e tem como objetivo garantir o acesso das pessoas deslocadas do conflito em Palma a bens essenciais de primeira necessidade, para retoma das rotinas de higiene e preparação de alimentos, nos centros de acolhimento temporário e nas famílias de acolhimento.
Durante três meses, esta intervenção apoiará de uma forma direta 1.800 famílias deslocadas de Palma no Distrito de Montepuez, em particular famílias vulneráveis chefiadas por mulheres, idosos, órfãos e crianças, e ainda 1.350 famílias de acolhimento de pessoas deslocadas também em situação de vulnerabilidade, no mesmo distrito.
Este projeto pretende, assim, mitigar o impacto da deslocação de pessoas dos distritos afetados pelo conflito armado de Cabo Delgado, através da reativação das suas atividades e meios de vida nas comunidades de acolhimento.